Retrato
da Escola
A
ESCOLA INTEGRAL MUNICIPAL SIMÕES LOPES, é a escola mais antiga do município,
iniciou suas atividades no ano de 1945, antes mesmo da emancipação política do
município que ocorreu no ano de 1961. A
princípio o atendimento era ministrado em casas de famílias voluntárias
atendendo um total de 15 alunos que cursavam a cartilha, única série existente
neste educandário. Somente em 1949
iniciou-se a construção do primeiro prédio da Escola Rural do Povoado Ministro
Simões Lopes. Por meio da lei 1.609 de 30 de junho de 2008 a escola passou de
suplementação escolar para escola de atendimento em tempo integral. Hoje a
escola está localizada na área rural da cidade, Vila Simões Lopes, distante 7km
do centro do município de Coronel Freitas, SC. A escola atende à educação
infantil e o ensino fundamental, totalizando 108 alunos. Destes em média 80%
residem na área urbana e 20% nas comunidades rurais. A maioria dos alunos
pertence às famílias classe média baixa.
Em
relação à infra-estrutura das TDIC, a escola conta com Laboratório de
informática equipado com 18 computadores e internet, sala de leitura, dois
computadores de uso administrativo e pedagógico, um projetor multimídia, uma
lousa digital, uma máquina fotográfica digital, uma filmadora digital, aparelhos
de TV e DVD, rádios MP3.
Estratégias de uso das TDIC na escola
Para
o levantamento das informações de uso das TDIC na escola, optamos em fazer um
levantamento de dados por meio de questionário e entrevista. O Questionário
será respondido por parte do grupo docente e outro pelo grupo discente da
escola, estes últimos por amostragem. Os questionários aplicados estão no anexo
I e anexo II respectivamente.
Após
aplicar os questionários (Anexo I) para nove professores da escola, chegamos ao
seguinte resultado demonstrado nas tabelas e gráficos abaixo relacionados.
Professores
Em relação ao tempo de trabalho a
maioria dos professores dos entrevistados
dizem saber o que são as TDIC, conforme pode-se observar na tabela abaixo.
A quanto tempo você
trabalha como professor:
(em anos)
|
Você sabe o que são
TDIC?
|
|||
De 1 a 3
|
DE 4 a 9
|
Mais de 10
|
Sim
|
Não
|
4
|
3
|
2
|
9
|
0
|
Tabela I – Tempo de magistério e conhecimento sobre as TDIC
Dentre os pontos negativos destacados pelos professores em relação aos
equipamentos destaca-se a falta de lousa digital e projetor multimídia e
computadores portáteis em todas as salas de aula, bem como maior qualidade dos
equipamentos e internet mais rápida.
Em sua opinião os equipamentos a
disposição da escola são suficientes e
adequados para implementar a cultura digital nas escolas?
|
|||
Sim
|
Não
|
Em parte
|
|
2
|
0
|
7
|
|
Pontos
positivos apontados
|
|||
Laboratório de Informática;
Lousa
digital;
Equipa mentos multimídia;
|
|||
TV, DVD,
Radio em todas as salas.
|
|||
Pontos negativos apontados
|
|||
Deveria ter Lousa digital ou projetor em todas as
salas;
|
|||
Computadores portáteis para os alunos;
|
|||
Melhorar a qualidade dos equipamentos;
|
|||
Quantidade insuficiente de equipamentos;
|
|||
Internet mais rápida;
|
|||
Dando continuidade a análise das informações levantadas, todos os professores fazem uso das mídias digitais e impressa no seu planejamento; mesmo assim o material impresso é mais utilizado pela grande maioria.
No seu planejamento você costuma utilizar mídia digital?
No seu planejamento você utiliza material impresso?
Qual das mídias você utiliza com maior freqüência no seu planejamento?
| |||
Digital
|
Impresso
| ||
Sim
|
Não
|
Sim
|
Não
|
9
|
0
|
9
|
0
|
Usa mas digital
|
Usa mais impresso
| ||
2
|
7
|
Tabela III – Relacionada ao uso das mídias para o planejamento das aulas
Gráfico I - Relacionada ao uso das mídias para o planejamento das aulas
Após observar as respostas
em relação ao domínio das mídias digitais, registrou-se que 56% dos professores
consideram seu domínio regular, 33% consideram bom e apenas 11% consideram seu
domínio ótimo.
Apenas um profissional nunca
participou de cursos relacionados às mídias digitais e a maioria avalia como
regular o incentivo dado pelo poder público também em relação as mídias
digitais.
Como
você avalia o seu domínio em relação às mídias digitais?
|
||
Regular
|
Bom
|
Ótimo
|
5
|
3
|
1
|
Você
já participou de algum curso sobre mídias digitais na educação?
|
||
Sim
|
Não
|
|
8
|
1
|
|
Como
você avalia a política de incentivo para o aprimoramento do seu conhecimento
em relação às mídias digitais pelo poder publico?
|
||
Regular
|
Bom
|
Ótimo
|
7
|
2
|
0
|
Tabela
IV – Domínio, incentivos e aperfeiçoamentos em relação a cultura digital
Gráfico
II – Avaliação de domínio das mídias digitais feita pelos próprios professores
Quanto ao uso das TDIC disponíveis na escola todos os professores
utilizam o laboratório de informática, Internet, TV e DVD. O rádio e o
computador pedagógico são usados por oito dos nove entrevistados. Seguido de
sete usuários da câmera digital e projetor multimídia. Os demais equipamentos
elencados na pesquisa são utilizados por um número menor de profissionais e com
menor frequência.
Uso (mês)
de equipamentos disponível na escola
|
||||
Equipamento
|
Utiliza
|
Até 5
|
de 6 a
10
|
mais de
10
|
Laboratório
|
9
|
5
|
3
|
1
|
Internet
|
9
|
1
|
1
|
7
|
Comp. Pedagógico
|
8
|
1
|
0
|
7
|
Projetor multimídia
|
7
|
4
|
1
|
2
|
Lousa Digital
|
3
|
2
|
0
|
1
|
Câmera Digital
|
7
|
5
|
0
|
2
|
Filmadora Digital
|
2
|
2
|
0
|
0
|
TV e DVD
|
9
|
4
|
2
|
3
|
Radio MP3
|
8
|
1
|
4
|
3
|
Tabela
V – Uso de equipamentos pelos professores
Gráfico
III – Uso das mídias digitais da escola pelos professores.
Sugestões dadas pelos
professores para fortalecer o uso das mídias digitais na escola.
|
1) Sala especial para filmes;
2) Ampliar o domínio das tecnologias,
equipamentos, ferramentas digitais;
3) Melhoria do laboratório de informática;
4) Lousa digital ou projetores para todas as salas
de aula;
5) Aumento da política de incentivo para
qualificação de professores a respeito das mídias digitais;
|
Tabela
VI – Sugestões para acelerara a implantação das TDIC nos currículos escolares
Atividades já utilizadas
pelos professores utilizando as mídias digitais
|
1) Pesquisas na internet para fortalecer as
atividades vistas em sala de aula;
2) Jogos
3) Uso de projetor multimídia em atividades da
sala de aula, para melhor visualização dos alunos;
4) Uso de sons, filmes para auxiliar nas
dramatizações e danças;
5) Filmes relacionados aos assuntos abordados em
sala de aula;
6) Registros com filmadora e maquina digital;
7) Releituras de obras e visualização de imagens;
8) Uso da ferramenta Hagaque para produção de
histórias em quadrinhos;
9) Jogos educativos para alfabetização;
10) Desenvolvimento de blogs para estudo,
divulgação, e apoio de estudos;
11) Educação voltada a internet e uso de
tecnologias.
|
Tabela VII – Atividades já realizadas
Alunos
Após
aplicar os questionários (Anexo II) para 10% dos alunos da escola escolhidos
aleatoriamente, chegamos ao seguinte resultado demonstrado nas tabelas e
gráficos abaixo relacionados.
Idade dos
alunos participantes
|
Série/Ano de
estudo
|
||||||
8
|
9
|
10
|
11
|
12 ou
mais
|
3º
ano
|
4º
ano
|
5º
ano
|
20%
|
20%
|
30%
|
20%
|
10%
|
20%
|
30%
|
50%
|
Tabela
VIII – Idade e Turma/Ano dos alunos participantes
Foram entrevistados 10% alunos que
frequentam do 3º ao 5º ano. Destes, 100%
disseram fazer uso de computadores da escola para realizar pesquisas em relação
aos assuntos abordados em sala de aula e também consideram importante o uso das
tecnologias digitais na escola.
Você utiliza computadores da escola
para aprofundar os estudos abordados em sala de aula?
|
Você acha importante o uso das
tecnologias digitais nas escolas para auxiliar nos seus estudos?
|
||
Sim
|
Não
|
Sim
|
Não
|
100 %
|
0
|
100 %
|
0
|
Tabela
IX – Uso e importância das mídias digitais
Também 100% dos entrevistados
disseram utilizar diariamente as tecnologias digitais para desenvolver as
atividades da escola e consideram as aulas mais interessantes quando são
realizadas com essas tecnologias.
Com que freqüência você utiliza as tecnologias
digitais para realizar as atividades da escola?
|
|||
Nunca
|
Diariamente
|
Semanalmente
|
Mensalmente
|
0
|
100 %
|
0
|
0
|
Tabela
X – Frequência de uso das mídias digitais
Você acha as aulas onde são usadas
as tecnologias digitais mais interessantes?
|
|
Sim
|
Não
|
100 %
|
0
|
Tabela
XI – Aulas mediadas por mídias digitais
Pode-se observar que 100%
dos entrevistados responderam que o computador, a Internet e o projetor são
utilizados pelos alunos e professores. Na sequência com 70% aparece o aparelho
de som e a câmera digital com 50%, e por fim a filmadora digital e o celular
com 10% cada.
Quais dos equipamentos listados você
e seu professor utilizam nas aulas?
|
|
Computador
|
100%
|
Internet
|
100%
|
Projetor
|
100%
|
Celular
|
10%
|
Câmera
Digital
|
50%
|
Filmadora
Digital
|
10%
|
Aparelho
de Som
|
70%
|
Tabela
XII – Equipamentos usados pelos alunos e professores
Gráfico
IV – Número de alunos que utilizam as respectivas mídias.
Quando questionados a
respeito do conceito de cultura digital os entrevistados disseram que:
Para você o que é cultura
digital?
|
Para mim a cultura digital é a inteligência como:
pesquisa, jogos, vídeos e muito mais.
|
É uma forma mais interessante de estudar.
|
É poder conversar com colegas que estão longe.
|
É uma forma mais divertida de se comunicar usando
a internet.
|
A cultura digital é onde podemos ter mais
sabedoria, conhecimento, estudar mais, e até melhorar nossa saúde.
|
É usas as coisas digitais, é mexer nelas como nas
aulas de informática onde mexemos muito e é uma coisa legal de estudar. Nós
aumentamos o saber e usando o computador aumenta sua inteligência e o saber
sobre isso é uma coisa rara é muito legal.
|
Para mim cultura digital é as tecnologias que nós
aprofundamos nas aulas de informática, inglês, português, matemática e outras
funções.
|
Um jeito mais divertido, legal e novo de se
comunicar e de tudo que fizemos antes das coisas serem digitais.
|
É uma forma de se comunicar pela internet.
|
É o computador, tablet, celular, televisão, radio,
DVD, CD, Vídeo game.
|
Tabela XIII – Opiniões de alunos sobre o tema Cultura Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário