Plano de Ação

Retrato da Escola

A ESCOLA INTEGRAL MUNICIPAL SIMÕES LOPES, é a escola mais antiga do município, iniciou suas atividades no ano de 1945, antes mesmo da emancipação política do município que ocorreu no ano de 1961.  A princípio o atendimento era ministrado em casas de famílias voluntárias atendendo um total de 15 alunos que cursavam a cartilha, única série existente neste educandário.  Somente em 1949 iniciou-se a construção do primeiro prédio da Escola Rural do Povoado Ministro Simões Lopes. Por meio da lei 1.609 de 30 de junho de 2008 a escola passou de suplementação escolar para escola de atendimento em tempo integral. Hoje a escola está localizada na área rural da cidade, Vila Simões Lopes, distante 7km do centro do município de Coronel Freitas, SC. A escola atende à educação infantil e o ensino fundamental, totalizando 108 alunos. Destes em média 80% residem na área urbana e 20% nas comunidades rurais. A maioria dos alunos pertence às famílias classe média baixa.
Em relação à infra-estrutura das TDIC, a escola conta com Laboratório de informática equipado com 18 computadores e internet, sala de leitura, dois computadores de uso administrativo e pedagógico, um projetor multimídia, uma lousa digital, uma máquina fotográfica digital, uma filmadora digital, aparelhos de TV e DVD, rádios MP3.

Estratégias de uso das TDIC na escola
Para o levantamento das informações de uso das TDIC na escola, optamos em fazer um levantamento de dados por meio de questionário e entrevista. O Questionário será respondido por parte do grupo docente e outro pelo grupo discente da escola, estes últimos por amostragem. Os questionários aplicados estão no anexo I e anexo II respectivamente.
Após aplicar os questionários (Anexo I) para nove professores da escola, chegamos ao seguinte resultado demonstrado nas tabelas e gráficos abaixo relacionados.


Professores
            Em relação ao tempo de trabalho a maioria dos professores dos entrevistados dizem saber o que são as TDIC, conforme pode-se observar na tabela abaixo.




A quanto tempo você trabalha como professor:
 (em anos)
Você sabe o que são TDIC?
De 1 a 3
DE 4 a 9
Mais de 10
Sim
Não
4
3
2
9
0
Tabela I – Tempo de magistério e conhecimento sobre as TDIC 

           Dentre os pontos negativos destacados pelos professores em relação aos equipamentos destaca-se a falta de lousa digital e projetor multimídia e computadores portáteis em todas as salas de aula, bem como maior qualidade dos equipamentos e internet mais rápida.

Em sua opinião os equipamentos a disposição da escola são suficientes  e adequados para implementar a cultura digital nas escolas?
Sim
Não
Em parte
2
0
7
 Pontos positivos apontados
 Laboratório de Informática;
 Lousa digital;
Equipa mentos multimídia;
 TV, DVD, Radio em todas as salas.
Pontos negativos apontados
Deveria ter Lousa digital ou projetor em todas as salas;
Computadores portáteis para os alunos;
Melhorar a qualidade dos equipamentos;
Quantidade insuficiente de equipamentos;
Internet mais rápida;
           Tabela II – Referente aos equipamentos existentes na escola 
          
 Dando continuidade a análise das informações levantadas, todos os professores fazem uso das mídias digitais e impressa no seu planejamento; mesmo assim o material impresso é mais utilizado pela grande maioria. 


No seu planejamento você costuma utilizar mídia digital?
No seu planejamento você utiliza material impresso?
Qual das mídias você utiliza com maior freqüência no seu planejamento?
Digital
Impresso
Sim
Não
Sim
Não
9
0
9
0
Usa mas digital
Usa mais impresso
2
7











             Tabela III – Relacionada ao uso das mídias para o planejamento das aulas

Gráfico I - Relacionada ao uso das mídias para o planejamento das aulas

           Após observar as respostas em relação ao domínio das mídias digitais, registrou-se que 56% dos professores consideram seu domínio regular, 33% consideram bom e apenas 11% consideram seu domínio ótimo.
            Apenas um profissional nunca participou de cursos relacionados às mídias digitais e a maioria avalia como regular o incentivo dado pelo poder público também em relação as mídias digitais.

Como você avalia o seu domínio em relação às mídias digitais?
Regular
Bom
Ótimo
5
3
1
Você já participou de algum curso sobre mídias digitais na educação?
Sim
Não

8
1

Como você avalia a política de incentivo para o aprimoramento do seu conhecimento em relação às mídias digitais pelo poder publico?
Regular
Bom
Ótimo
7
2
0









            Tabela IV – Domínio, incentivos e aperfeiçoamentos em relação a cultura digital  

Gráfico II – Avaliação de domínio das mídias digitais feita pelos próprios professores

          
           Quanto ao uso das TDIC disponíveis na escola todos os professores utilizam o laboratório de informática, Internet, TV e DVD. O rádio e o computador pedagógico são usados por oito dos nove entrevistados. Seguido de sete usuários da câmera digital e projetor multimídia. Os demais equipamentos elencados na pesquisa são utilizados por um número menor de profissionais e com menor frequência.

Uso (mês) de equipamentos disponível na escola
Equipamento
Utiliza
Até 5
de 6 a 10
mais de 10
Laboratório
9
5
3
1
Internet
9
1
1
7
Comp. Pedagógico
8
1
0
7
Projetor multimídia
7
4
1
2
Lousa Digital
3
2
0
1
Câmera Digital
7
5
0
2
Filmadora Digital
2
2
0
0
TV e DVD
9
4
2
3
Radio MP3
8
1
4
3
Tabela V – Uso de equipamentos pelos professores

Gráfico III – Uso das mídias digitais da escola pelos professores.



Sugestões dadas pelos professores para fortalecer o uso das mídias digitais na escola.
1) Sala especial para filmes;
2) Ampliar o domínio das tecnologias, equipamentos, ferramentas digitais;
3) Melhoria do laboratório de informática;
4) Lousa digital ou projetores para todas as salas de aula;
5) Aumento da política de incentivo para qualificação de professores a respeito das mídias digitais;

Tabela VI – Sugestões para acelerara a implantação das TDIC nos currículos escolares



Atividades já utilizadas pelos professores utilizando as mídias digitais
1) Pesquisas na internet para fortalecer as atividades vistas em sala de aula;
2) Jogos
3) Uso de projetor multimídia em atividades da sala de aula, para melhor visualização dos alunos;
4) Uso de sons, filmes para auxiliar nas dramatizações e danças;
5) Filmes relacionados aos assuntos abordados em sala de aula;
6) Registros com filmadora e maquina digital;
7) Releituras de obras e visualização de imagens;
8) Uso da ferramenta Hagaque para produção de histórias em quadrinhos;
9) Jogos educativos para alfabetização;
10) Desenvolvimento de blogs para estudo, divulgação, e apoio de estudos;
11) Educação voltada a internet e uso de tecnologias.

Tabela VII – Atividades já realizadas 




Alunos
Após aplicar os questionários (Anexo II) para 10% dos alunos da escola escolhidos aleatoriamente, chegamos ao seguinte resultado demonstrado nas tabelas e gráficos abaixo relacionados.

Idade dos alunos participantes
Série/Ano de estudo
8
9
10
11
12 ou mais
3º ano
4º ano
5º ano
20%
20%
30%
20%
10%
20%
30%
50%
Tabela VIII – Idade e Turma/Ano dos alunos participantes
           
            Foram entrevistados 10% alunos que frequentam do 3º ao 5º ano.  Destes, 100% disseram fazer uso de computadores da escola para realizar pesquisas em relação aos assuntos abordados em sala de aula e também consideram importante o uso das tecnologias digitais na escola.

Você utiliza computadores da escola para aprofundar os estudos abordados em sala de aula?
Você acha importante o uso das tecnologias digitais nas escolas para auxiliar nos seus estudos?
Sim
Não
Sim
Não
100 %
0
100 %
0
Tabela IX – Uso e importância das mídias digitais
           
            Também 100% dos entrevistados disseram utilizar diariamente as tecnologias digitais para desenvolver as atividades da escola e consideram as aulas mais interessantes quando são realizadas com essas tecnologias.

  Com que freqüência você utiliza as tecnologias digitais para realizar as atividades da escola?
Nunca
Diariamente
Semanalmente
Mensalmente
0
100 %
0
0
Tabela X – Frequência de uso das mídias digitais


Você acha as aulas onde são usadas as tecnologias digitais mais interessantes?
Sim
Não
100 %
0
Tabela XI – Aulas mediadas por mídias digitais


Pode-se observar que 100% dos entrevistados responderam que o computador, a Internet e o projetor são utilizados pelos alunos e professores. Na sequência com 70% aparece o aparelho de som e a câmera digital com 50%, e por fim a filmadora digital e o celular com 10% cada.


Quais dos equipamentos listados você e seu professor utilizam nas aulas?
Computador
100%
Internet
100%
Projetor
100%
Celular
10%
Câmera Digital
50%
Filmadora Digital
10%
Aparelho de Som
70%
Tabela XII – Equipamentos usados pelos alunos e professores



Gráfico IV – Número de alunos que utilizam as respectivas mídias.



Quando questionados a respeito do conceito de cultura digital os entrevistados disseram que:

Para você o que é cultura digital?
Para mim a cultura digital é a inteligência como: pesquisa, jogos, vídeos e muito mais.
É uma forma mais interessante de estudar.
É poder conversar com colegas que estão longe.
É uma forma mais divertida de se comunicar usando a internet.
A cultura digital é onde podemos ter mais sabedoria, conhecimento, estudar mais, e até melhorar nossa saúde.
É usas as coisas digitais, é mexer nelas como nas aulas de informática onde mexemos muito e é uma coisa legal de estudar. Nós aumentamos o saber e usando o computador aumenta sua inteligência e o saber sobre isso é uma coisa rara é muito legal.
Para mim cultura digital é as tecnologias que nós aprofundamos nas aulas de informática, inglês, português, matemática e outras funções.
Um jeito mais divertido, legal e novo de se comunicar e de tudo que fizemos antes das coisas serem digitais.
É uma forma de se comunicar pela internet.
É o computador, tablet, celular, televisão, radio, DVD, CD, Vídeo game.
                              
                                    Tabela XIII – Opiniões de alunos sobre o tema Cultura Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário