Retrato da Escola

Retrato da Escola
Apresentação

       Em nossa escola o uso das TDIC no processo ensino e aprendizagem já vêm acontecendo desde 2008 quando houve a implantação do laboratório de informática e a escola começou a atender em tempo integral. O uso das TDIC começou modesto e foi sendo gradativamente ampliado com o uso do laboratório de informática e a capacitação de professores e direção. Nos últimos anos com a efetivação de novos profissionais ao corpo docente com a oportunidade de capacitação e melhoria dos equipamentos, o uso das TDIC vem tendo papel fundamental para a inclusão digital de nossos alunos, visto que a grande maioria não tem computador e acesso à internet em casa.
            A cultura digital vem sendo ampliada e difundida entre todos os profissionais que trabalham na escola, mesmo os professores que não utilizam as TDIC com frequência no seu planejamento ou em suas aulas, percebe a necessidade do uso dessas tecnologias.
            Antes de partir para a descrição das atividades escolhidas para exemplificar o uso das TDIC em nossa escola, é importante ressaltar alguns fatores importantes do porque da escolha dessas atividades. Inicialmente escolhemos duas atividades  que necessitam do uso das TDIC para seu desenvolvimento Para isso foi observando a situação socioeconômica e cultural dos alunos da Escola Integral Municipal Simões Lopes.
            Devido ao fato de os alunos não terem acesso a computadores e à Internet em casa ou outro lugar e por passarem o dia todo na escola, as atividades são desenvolvidas na própria escola com os equipamentos que temos a disposição. A dificuldade de acesso a computadores ora da escola dificulta o desenvolvimento das atividades, mesmo assim percebemos que é possível implantar a Cultura Digital em nossa escola.

Atividade 1 – Uso da ferramenta Hagáquê para desenvolvimento de histórias em quadrinho.

            Esta atividade é desenvolvida na oficina de informática pelo professor que ministra as aulas dessa oficina em parceria com a professora do turno regular. Para essa atividades serão utilizadas as seguintes ferramentas e equipamentos:
Equipamento
Descrição de uso


Computador
     No computador é instalado o programa Hagáquê e é manipulado pelos alunos. Qualquer computador pode ser usado visto que o Hagáquê é um programa leve e funciona tanto nos sistemas operacionais Windows quanto Linux.

Hagáquê
     O Hagáquê é um software livre de fácil aprendizado para criar e editar histórias em quadrinho. Essa ferramenta serve para o desenvolvimento das histórias que são criadas pelos alunos.

Internet
     Essa atividade pode ou não fazer uso da internet, pois utilizamos a internet para pesquisar imagens e exemplos de quadrinhos.

Revistas em quadrinhos
     Antes de começar o desenvolvimento das histórias em quadrinhos no computador é importante que os alunos tenham contato com esse tipo de leitura, por isso as revistas em quadrinhos são importantes para o desenvolvimento dessa atividade.
           
            Essa atividade desenvolve na criança, entre outros aspectos, a criatividade, a atenção para o correto uso da pontuação, tanto em diálogo quanto na produção textual diferenciada  que auxilia nos conteúdos da disciplina de Português. Além do mais é uma atividade atrativa e prazerosa para o aluno.
            Essa atividade a princípio foi desenvolvida com o 5º ano do ensino fundamental de nossa escola, mas nada impede que seja usado por professores de outros anos do ensino fundamental ou do ensino médio.

O Hagáquê

            O HagáQuê é um software livre educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita, que foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de histórias em quadrinhos por crianças ainda inexperientes no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

Imagem I – Tela inicial do software Hagáquê

           Esse software além de apresentar uma série de recursos e imagens como balões de texto, personagens, imagens, fundos, entre outros para edição das histórias em seu banco de dados, também manipula imagens em vários formatos com extensões BMP, ICO, EMF, WMF, JPG, JPEG, GIF, ampliando o potencial dessa ferramenta.
            Além disso, para apoiar o uso dessa ferramenta existem diversos sites que disponibilizam o Hagáquê para download e oferecem vários tutoriais e vídeo aulas.

Desenvolvimento da Atividade

            Nesta etapa mostraremos os passos dados no desenvolvimento dessa atividade bem como alguns resultados.

Momento 1: Familiarizar a criança com o mundo dos quadrinhos, dando algumas noções básicas de desenvolvimento como: personagens, balões de texto, narrador, quadros, tipos de quadrinhos entre outros. Para auxiliar pede-se usar pesquisa na internet.

Imagem II – Formas de balões para quadrinhos

Momento 2: Iniciar a atividade  com quadrinhos pré feitos onde eles vão desenvolver as falas dos personagens.
Imagem III – Quadrinhos pré-feitos para desenvolver a fala dos personagens.

Momento 3 – Pesquisa de quadrinhos em jornais revistas ou na internet.

Imagem IV – Trabalho de pesquis


 Momento 4 – Ensinar como criar quadrinhos no HagáQuê.     

Momento 5 – Planejamento de diálogos com quadrinhos em branco.

Momento 6 – Desenvolvimento dos quadrinhos no HagáQuê.

         Essa atividade teve uma ótima aceitação por parte dos alunos, todos ficaram entusiasmados para fazer seus próprios quadrinhos e impressionados com a facilidade de uso da ferramenta HagáQuê. Essa atividade é fácil de desenvolver e traz resultados fantásticos.
           
Atividade 2 – Semana Farroupilha

                         Esta atividade teve inicio a partir de uma pesquisa que o 3º ano do ensino fundamental realizou sobre a semana farroupilha, os alunos se interessaram tanto pelo assunto que planejaram uma atividade e sugeriram estender para todas as demais turmas, e contou com a parceria de todos os funcionários e alunos da escola.

Para esta atividade foram utilizadas as seguintes ferramentas e equipamentos:
Equipamentos
Descrição de uso

Computador e internet
     O computador foi usado para dar início as pesquisas sobre o significado da Semana Farroupilha.


Projetor Multimídia  
Projetor Multimídia foi utilizada para mostrar vídeo que os alunos encontraram  sobre o tema trabalhado.


Filmadora e câmara digital


Para registrar o evento.


Rádio MP3

     Foi utilizado para reproduzir o som, e musicas da cultura Gaucha.

           
          Com esta atividade buscou-se resgatar a valorização e o conhecimento das diferentes culturas e tradições que fazem parte da nossa região; valorizar as raízes e a cultura, proporcionando experiências de aprendizagens significativas de forma prazerosa, resgatando a cultura gaúcha juntamente com a comunidade escolar. 


Procedimentos Metodológico 


1º Momento - Pesquisa sobre a Semana Farroupilha realizada pelo 3º ano do ensino fundamental, onde por iniciativa dos próprios alunos deu-se inicio a essa atividade. 

2º Momento – Apresente do tema, vídeos encontrado pelos alunos no YouTube, e danças típicas.




3º Momento - Mateada com danças e apresentações tipicas da cultura gaúcha. 





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