Retrato
da Escola
Apresentação
Em nossa escola o uso das TDIC no processo ensino e aprendizagem já vêm
acontecendo desde 2008 quando houve a implantação do laboratório de informática
e a escola começou a atender em tempo integral. O uso das TDIC começou modesto
e foi sendo gradativamente ampliado com o uso do laboratório de informática e a
capacitação de professores e direção. Nos últimos anos com a efetivação de
novos profissionais ao corpo docente com a oportunidade de capacitação e
melhoria dos equipamentos, o uso das TDIC vem tendo papel fundamental para a
inclusão digital de nossos alunos, visto que a grande maioria não tem
computador e acesso à internet em casa.
A
cultura digital vem sendo ampliada e difundida entre todos os profissionais que
trabalham na escola, mesmo os professores que não utilizam as TDIC com
frequência no seu planejamento ou em suas aulas, percebe a necessidade do uso
dessas tecnologias.
Antes
de partir para a descrição das atividades escolhidas para exemplificar o uso
das TDIC em nossa escola, é importante ressaltar alguns fatores importantes do
porque da escolha dessas atividades. Inicialmente escolhemos duas
atividades que necessitam do uso das
TDIC para seu desenvolvimento Para isso foi observando a situação
socioeconômica e cultural dos alunos da Escola Integral Municipal Simões Lopes.
Devido
ao fato de os alunos não terem acesso a computadores e à Internet em casa ou
outro lugar e por passarem o dia todo na escola, as atividades são
desenvolvidas na própria escola com os equipamentos que temos a disposição. A
dificuldade de acesso a computadores ora da escola dificulta o desenvolvimento
das atividades, mesmo assim percebemos que é possível implantar a Cultura
Digital em nossa escola.
Atividade 1 – Uso da ferramenta Hagáquê para
desenvolvimento de histórias em quadrinho.
Esta
atividade é desenvolvida na oficina de informática pelo professor que ministra
as aulas dessa oficina em parceria com a professora do turno regular. Para essa
atividades serão utilizadas as seguintes ferramentas e equipamentos:
Equipamento
|
Descrição de uso
|
Computador
|
No computador é instalado o programa
Hagáquê e é manipulado pelos alunos. Qualquer computador pode ser usado visto
que o Hagáquê é um programa leve e funciona tanto nos sistemas operacionais
Windows quanto Linux.
|
Hagáquê
|
O Hagáquê é um software livre de fácil
aprendizado para criar e editar histórias em quadrinho. Essa ferramenta serve
para o desenvolvimento das histórias que são criadas pelos alunos.
|
Internet
|
Essa atividade pode ou não fazer uso da
internet, pois utilizamos a internet para pesquisar imagens e exemplos de
quadrinhos.
|
Revistas em quadrinhos
|
Antes de começar o desenvolvimento das
histórias em quadrinhos no computador é importante que os alunos tenham
contato com esse tipo de leitura, por isso as revistas em quadrinhos são
importantes para o desenvolvimento dessa atividade.
|
Essa atividade desenvolve na criança,
entre outros aspectos, a criatividade, a atenção para o correto uso da pontuação,
tanto em diálogo quanto na produção textual diferenciada que auxilia nos conteúdos da disciplina de
Português. Além do mais é uma atividade atrativa e prazerosa para o aluno.
Essa atividade a princípio foi
desenvolvida com o 5º ano do ensino fundamental de nossa escola, mas nada
impede que seja usado por professores de outros anos do ensino fundamental ou
do ensino médio.
O Hagáquê
O HagáQuê é um software livre educativo de
apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita, que foi desenvolvido
de modo a facilitar o processo de criação de histórias em quadrinhos por
crianças ainda inexperientes no
uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua
imaginação.
Imagem I – Tela
inicial do software Hagáquê
Esse software além de apresentar uma série de recursos e
imagens como balões de texto, personagens, imagens, fundos, entre outros para
edição das histórias em seu banco de dados, também manipula imagens em vários formatos
com extensões BMP, ICO, EMF, WMF, JPG, JPEG, GIF, ampliando o potencial dessa
ferramenta.
Além disso, para
apoiar o uso dessa ferramenta existem diversos sites que disponibilizam o
Hagáquê para download e oferecem vários tutoriais e vídeo aulas.
Desenvolvimento da Atividade
Nesta etapa mostraremos os passos dados no
desenvolvimento dessa atividade bem como alguns resultados.
Momento 1: Familiarizar a criança com o
mundo dos quadrinhos, dando algumas noções básicas de desenvolvimento como:
personagens, balões de texto, narrador, quadros, tipos de quadrinhos entre
outros. Para auxiliar pede-se usar pesquisa na internet.
Imagem
II – Formas de balões para quadrinhos
Momento 2: Iniciar a atividade com quadrinhos pré feitos onde eles vão desenvolver
as falas dos personagens.
Imagem
III – Quadrinhos pré-feitos para desenvolver a fala dos personagens.
Momento 3 – Pesquisa de quadrinhos em jornais revistas ou na
internet.
Imagem IV – Trabalho de pesquis
Momento 4 – Ensinar como criar quadrinhos no HagáQuê.
Momento 5 – Planejamento de diálogos com quadrinhos em
branco.
Momento 6 – Desenvolvimento dos quadrinhos no HagáQuê.
Essa atividade teve uma ótima
aceitação por parte dos alunos, todos ficaram entusiasmados para fazer seus
próprios quadrinhos e impressionados com a
facilidade de uso da ferramenta HagáQuê. Essa atividade é fácil de desenvolver
e traz resultados fantásticos.
Atividade 2 – Semana Farroupilha
Esta atividade teve inicio a partir de uma pesquisa que o
3º ano do ensino fundamental realizou sobre a semana farroupilha, os alunos se interessaram tanto
pelo assunto que planejaram uma atividade e sugeriram estender para todas as
demais turmas, e contou com a parceria de todos os funcionários e alunos da
escola.
Para esta atividade foram
utilizadas as seguintes ferramentas e equipamentos:
Equipamentos
|
Descrição de uso
|
Computador
e internet
|
O computador foi usado para dar início as pesquisas sobre o
significado da Semana Farroupilha.
|
Projetor
Multimídia
|
Projetor Multimídia foi utilizada
para mostrar vídeo que os alunos encontraram sobre o tema trabalhado.
|
Filmadora
e câmara digital
|
Para registrar o evento.
|
Rádio
MP3
|
Foi utilizado para reproduzir o som, e musicas da cultura Gaucha.
|
Com esta atividade buscou-se
resgatar a valorização e o conhecimento das diferentes culturas e tradições que
fazem parte da nossa região; valorizar as raízes e a cultura, proporcionando
experiências de aprendizagens significativas de forma prazerosa, resgatando a cultura gaúcha juntamente com a
comunidade escolar.
Procedimentos Metodológico
1º Momento - Pesquisa sobre a Semana Farroupilha realizada pelo 3º ano do ensino fundamental, onde por iniciativa dos próprios alunos deu-se inicio a essa atividade.
2º Momento – Apresente do tema, vídeos encontrado pelos alunos no YouTube, e danças típicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário